Há uns anos atrás via pela SicMulher o programa da Martha Stewart que gostava muito, tanto pelo seu formato como pelas ideias que fui tendo com a sua ajuda. Não tenho nada contra a Srª apesar de me parecer que muitos têm (ainda não percebi porquê), a única coisa que posso apontar do seu programa é a sensação que dá, de por vezes se fazerem as coisas a despachar sem dispensar do tempo certo para determinada rubrica do show, mas consigo perceber que eles tenham o tempo contado e tenham que despachar os seus convidados ... De resto considero que aprendi algumas coisas que ainda me são úteis.
Assim foi com a receita que coloco já a seguir, de origem grega e com sabores também muito gregos. Digo isto porque um dos ingredientes chave é a canela que se coloca na carne picada, muito característico na culinária grega. Claro está que o Living2Cook vai adaptar esta receita à sua demanda pela não confecção de carne :D
Já agora aproveito para vos sugerir um serão com um filme grego chamado "Toque de Canela", que apesar de ser um filme que relata a realidade dos gregos emigrantes na Turquia e o que sofreram com a guerra, também nos dá um cheiro e sabor à sua culinária.
Para fazer o Pastitsio (versão vegetariana) vai precisar de:
- Azeite | 2 colheres de sopa
- Cebolas | 2 cebolas picadas grosseiramente, eu usei cebola roxa por opção
- Soja Granulada Fina | 200gr previamente demolhada em água, um pouco de molho de soja e pimenta q.b. e bem seca (reserve o caldo)
- Sal, Pimenta e Noz Moscada q.b.
- Canela | 2 colheres de chá
- Vinho Tinto | meio copo de vinho tinto
- Tomates | 2 tomates pelados e esmagados
- Polpa de Tomate | se usar concentrado coloque 2 colheres de sopa, eu coloquei meio copo da polpa presente nas latas de tomate pelado.
- Louro | 2 folhas partidas ao meio
- Caldo da Soja demolhada | 1 copo do caldo que ficou da soja demolhada
- Massa de Cotovelos | meio pacote médio na receita original, eu não tinha massa de cotovelos portanto usei a Penne na mesma quantidade
- Queijo Parmesão em Pó | 1 pacotinho
- Pimenta de Caienne q.b.
- Margarina | o suficiente para barrar um pirex
Num tacho coloque o azeite em fogo médio, adicione as cebolas, o louro e deixe refogar até ficarem macias +- 3 minutos. Coloque a soja previamente demolhada e já seca e deixe fritar por uns momentos juntando o sal, a pimenta, a canela e a noz moscada. Adicione o vinho e deixe cozinhar até deixar reduzir um pouco o molho. Junte o tomate, a sua polpa e o caldo da soja demolhada, tape e deixe cozinhar +- por 30 minutos até estar bem apurado (rectifique de temperos se achar necessário). Retire do lume e reserve.
Nesta altura lige o forno a 200º, coloque a massa a cozer al dente e prepare um molho béchamel delicioso, em que no final adiciona o queijo parmesão e a pitada de pimenta de caienne.
Junte a massa cozida ao preparado de soja.
Num pirex barrado a margarina coloca-se o preparado de soja e por cima o béchamel delicioso, se gostar pode polvilhar com um pouco de queijo parmesão ralado na hora (meramente opcional). Leve ao forno por +- 30 minutos.
Sirva com uma salada à sua escolha.
Bom Apetite ou como dizem os Gregos καλή σας όρεξη !
Sem comentários:
Enviar um comentário