"Trata-se de uma planta arbustiva com folhas aveludadas e triangulares, que pode chegar aos dois metros de altura a qual é nativa das regiões temperadas tropicais.
As frutas são delicadas pequenas e redondas e de sabor delicado e deliciosamente ácido, com a parte comestível protegida por uma delicada folha seca em formato de balão, assemelhada ao papel de arroz.
A physalis pode comer-se ao natural, contudo existe quem as prefira recobertas com uma camada de chocolate, em fascinante contraste de cores e sabores, estando já a tornar-se hábito o seu consumo nas mesas requintadas do país, no fim das refeições, em parceria com o café.
O nome, a aparência e o preço, fazem da Physalis uma planta considerada exótica, mas que na realidade não o é, pois é "filha" brasileira, possui "irmãs" na América, Europa e Ásia dividindo-se em cerca de oito variedades."
Foi praticamente sempre com este texto que me deparei, na procura deste fruto de nome e aspecto exótico. Finalmente me decidi a experimentar uma receita com eles, e como também nunca tinha feito Clafoutis, achei que seria uma boa dupla experiência.
"Clafoutis é uma sobremesa francesa com cerejas pretas dispostas num prato com manteiga e coberta com uma massa espessa tipo custarda, no final é polvilhado com açúcar em pó e servido morno.
O clafoutis é originário de uma região francesa chamada Limousin, enquanto as cerejas pretas são a fruta tradicional, existem numerosas outras variações, utilizando frutas como ameixas, maçãs, mirtilos ou amoras."
Para fazer um "Clafoutis de Physalis" precisa de:
- Ovos | 4 ovos
- Açúcar | 3 colheres de sopa de açúcar
- Extracto de Baunilha | 1 colher de sopa de extracto de baunilha
- Sal | 1 pitada de sal
- Farinha | 5 colheres de sopa de farinha
- Leite | 300ml de leite
- Creme de Soja | 100ml de creme de soja
- Margarinha para untar a forma
- Physalis a gosto
- Açúcar em Pó para polvilhar
Pré-aquecer o forno a 200º e untar a forma com a margarina.
Numa taça misturar os ovos com o açúcar e bater até ficar um creme, junte o extracto de baunilha e o sal e volte a misturar. De seguida adicione a farinha, o leite e o creme de soja, volte a misturar tudo muito bem.
Deite a mistura na forma e disponha a fruta a seu gosto, leve ao forno por +- 30 minutos ou até ficar douradinho. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.
Gostoso :)
Olá!!
ResponderEliminarAdorei saber mais sobre a Fysalis, essa frutinha delicada, considerada exótica!!Aqui em Salvador-Bahia, não é fácil encontrá-la, às vezes aparecem em algumas Delicatessen que vendem produtos exóticos, importados...Sempre ficava fascinada quando via o brilho da frutinha sobre as receitas, parecia que era caramelada!!Ela se presta para caramelar?Huummm...gostei muito da sua torta usando a Physalis-ficou bonita e parece saborosa!Bjs, Dy.
Olá Diana,
EliminarFoi a primeira vez que cozinhei com esta fruta portanto ainda não sei muitas maneiras de a puder preparar, mas que ficou bom FICOU!!! :)
Um beijo Dy
Living2Cook*