segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mercado Biológico #1

Os Living2Cook impuseram-se um objectivo, a visita aos "mercadinhos" biológicos por terras vizinhas. Na pesquisa que fiz, a maior parte destes mercados de produtos biológicos, realizam-se aos sábados. A primeira paragem foi no Príncipe Real onde fique surpreendida com a diversidade de produtos dispostos e a qualidade dos mesmos. Acabámos por dar um passeio pelo Bairro Alto e arredores com uma chuvinha ora presente ora de fugida ...

No nosso cestinho veio de viagem à nossa cozinha um cabaz simples mas com novidades nunca antes cozinhadas.
Spring Onions ou cebolinha da primavera | Alcachofras | Ruibarbo | Cabeças de Alho

Já era um desejo provar alcachofras ... agora foi um grande desafio cozinhar estes legumes estranhos mas tão giros. Muitas pesquisas e buscas de receitas foram feitas e vai dar quase sempre à mesma ... eu não sabendo ainda nada sobre o legumes não decidi arriscar muito e fiz a mais básica.


Para fazer "Alcachofras Grelhadas com Dip de Vinagrete + Dip de Maionese Primavera" vai precisar de:

- Alcachofras | 2 alcachofras lavadas
- Azeite | 5 colheres de sopa
- Limão | sumo de 1/2 limão
- Mostarda | 1/2 colher de chá de mostarda
- Sal e Pimenta q.b.
- Maionese | 3 colheres de sopa cheias de maionese
- Cebolinha de Primavera | 1 vagem picadinha
- Alho | 1 dente de alho picado

Numa panela de cozer a vapor coloque água no fundo e ponha ao lume, entretanto corte a ponta da alcachofra e as pontas de cada folha, corte também o caule até junto ao fundo do legume. Coloque as alcachofras preparadas de cabeça para baixo dentro da panela e deixe cozer por +- 20 minutos ou até achar que estejam prontas (para isso basta espetar a faca no fundo da alcachofra e se ela entrar e sair bem é porque está pronta). Corte as alcachofras ao meio longitudinalmente e retire o centro que não é bom de comer (aconselho que pesquisem no youtube como preparar as alcachofras para saberem bem que parte é para tirar).
Para o Dip de Vinagrete junte numa taça o azeite, o sumo de limão, a mostarda e o sal, mexa tudo e está pronto.
Para o Dip de Maionese Primavera junte numa taça a maionese, o alho picado, a cebolinha de primavera, o sal e a pimenta, mexa tudo muito bem e está pronto.
Num grelhador coloque as alcachofras e deixe grelhar por 5 minutos de cada lado, pincelando um pouco com o Dip de Vinagrete. Disponha os molhos num prato e junte as alcachofras grelhadas e sirva.
Para acompanhamento fiz uma Salada de Cuscus, onde coloquei cuscus aromatizado com cominhos, rabanetes laminados e tomate aos cubos, polvilhei com tomilho limão e ...

Espero que gostem *

2 comentários:

  1. Este cantinho é saudávelmente inspirador! Estou tentada a experimentar esta receita ;)
    Bjinho grande ♥

    ResponderEliminar
  2. Olá Olá, obrigada pela visita e se experimentares diz como foi ok?

    Beiju grande <3

    Living2Cook*

    ResponderEliminar