sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bisque de Gambas

Ora, como há sempre a 1ª vez... hoje sou eu (ele), a publicar uma receita.
Cá entre nós, temos a mania de fazer almoços temáticos, e como já andava à algum tempo, para fazer um bisque de marisco (neste caso, gambas), decidimos fazer, e então pus mãos à obra.
A razão pela qual fui eu a fazê-lo, é simples, já tinha feito duas vezes antes, mas o primeiro estava mesmo delicioso, e assim ela, disse que quando eu quisesse fazer, estava à vontade, lol!

A receita que eu fiz, é muito simples, não custa mesmo nada, como vão poder ver:

Começam por cozer cerca de 500 gr de cabeças de gambas/camarão, (assim podem usar o marisco para outra finalidade), em abundante água com sal.
Depois de cozidas, coe o caldo (nesta altura, esmague bem as cabeças contra o coador, para que o caldo adquira todo o sabor do marisco) e reserve.  Refogue uma cebola e três cabeças de alho, num fio de azeite, quando a cebola ficar translúcida junte dois tomates bem maduros, limpos de sementes e pele, cortados aos cubos, uma colher de chá de pimentão picante, coentros finamente picados, não muito para que o creme não fique de cor esverdeada, e por fim o caldo de marisco, deixe cozinhar.
Quando tiver levantado fervura, retire do lume e triture tudo muito bem, para que depois ninguém se queixe, hehehe!!!
Agora rectifique os temperos com sal e pimenta q.b., se ficar muito liquido, pode sempre retirar um pouco do caldo, e misturar duas colheres de café de maisena, quando a mesma estiver bem diluída, junte-o  ao restante, e mexa até engrossar à espessura pretendida.
Sirva com cubos de pão frito e umas quantas gambas para abrir o apetite.

Bom Apetite, ou como a anedota diz: "Agostinho Figueiredo"!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário