quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Fish & Chips

Nos últimos dias, os Jogos Olímpicos são a programação do dia, e nós gostando de assistir  e ver quem ganha, claro está que seguimos os desportos que mais admiramos e nos identificamos. Adoro ver a ginástica artística, os saltos de prancha, a natação em geral e claro está o atletismo, este domingo passado vibrámos com as nossas portuguesas na maratona, mas devo dizer que estou um pouco descontente com a organização dos jogos olímpicos deste ano, pois não fizeram com que a corrida acabasse como devia ser, ou seja no estádio olímpico, antes pelo contrário acabou no meio da cidade ... e nós que gostamos tanto de assistir à última volta pelo estádio ... enfim!

Mas continuando, estamos em modo olímpico e por eles serem em Londres nada mais certo que recriar um dos pratos típicos da cidade ... Fish & Chips :)

Para fazer o "Fish & Chips" precisa de (adaptado de uma receita do Jamie Oliver):

- Filetes de Peixe | eu usei filetes de pescada sem pele e espinhas previamente temperado com sal, pimenta, sumo e raspa de limão
- Batatas | 5 batatas médias/grandes descascadas e fatiadas grosseiramente
- Alho | meia cabeça de alho com casca e esmagada
- Azeite q.b.
- Sal e Pimenta q.b.
- Farinha | o suficiente para passar os filetes
- Ovos | 1 ovo batido
- Pão Raladoo suficiente para passar os filetes com ervas e parmesão misturado
- Limão | 1 limão fatiado

Pré-aqueça o forno a 200º.
Num tabuleiro coloque as batatas cortadas grosseiramente e junte os dentes de alho esmagados e com casca. Tempere com sal, pimenta e azeite, misture tudo muito bem e leve ao forno por mais ou menos 30 a 40 minutos ou até ficarem douradas. Vire a meio do tempo.
Quando as batatas estiverem quase prontas pode começar a fazer os filetes, eu cortei os meus em pedaços mais pequenos. Ponha ao lume uma frigideira com óleo vegetal a aquecer e passe os filetes por farinha, ovo e pão ralado, frite-os até ficarem dourados dos dois lados.
Sirva com um molho do seu agrado, neste caso fiz a sugestão do Jamie e fiz um molho tártaro com pimentos de conserva picados, alcaparras picadas, salsa picada, maionese, uma pitada de sal e umas gotas de sumo de limão, mistura-se tudo e está pronto a servir.
Acompanhei a refeição com uma prova do sumo do verão SUNLOVER, uma bebida nutricosmética que potencia e prolonga o bronzeado, se funciona não sei, mas tem um sabor agradável e não é muito doce (o que me agrada).

Enjoy ...

5 comentários:

  1. Olá!!

    Conheci seu blog através do Amehlia Digital e já estou seguindo-0! Dei uma passeada pelas postagens e gostei muito do que vi, principalmente as fotos de Esplanada-Bahia, pois sou de Salvador-Ba.Você é baiana ou somente turista passeando em Esplanada? Gostei muito da sua receita de Fish& chips, parecem bem crocantes!Virei mais vezes.Bjs, Dy.

    Visite-me; http://degustarleresonhar.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, seja bem vinda à nossa cozinha :)
      Nós somos portugueses e vivemos em Portugal, esta esplanada é aqui em Lisboa e é no Hotel do Bairro Alto, daí se chamar esplanada BA. É pena não ser essa aí na Bahia, isso só quereria dizer que estava a passar férias por aí hihihihihi.

      O fish & Chips ficou muito bom e crocante sim, mas misture no pão ralado, um queijo ralado ao deu gosto e ervas do seu agrado, vai ver que fica bem melhor :)

      Agora vou vizitar o seu espaço e venha sempre que quiser.
      Beijos de Portugal

      Living2Cook*

      Eliminar
    2. Olá!!

      Obrigada pela adesão e simpatia! Aliás, Portugal é uma rede de blog bastante intensa, fico feliz, pois a cozinha portuguesa e de excelência!Que coincidência a Esplanada-Ba!!Mas, bem vi que a nossa Esplanada é bem mais simples!!Quem sabe vc vem ver a nossa Esplanada um dia, não é!!Obrigada pelas dicas da receita.Bjs, Dy.

      Eliminar
  2. Uma ideia simples mas que é simplesmente saborosa :) Adoro este blog...
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lipa muito obrigada pelas palavras tão carinhosas :)

      beijos :D

      Living2Cook*

      Eliminar